
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Itinerários do livro infantil (bebés dos 4 - 12 meses)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011
"Obrigado a todos!" e João dos Santos





No entanto, hoje sublinhei nas minhas leituras a contextualização teórica e afectuosa do meu grande Mestre João dos Santos, psicanalista, pedagogo, impulsionador da Saúde Mental Infantil em Portugal. J dos Santos conseguiu dar ainda mais corpo ao âmago profundo e afectuoso deste livro. Passo a citar (p.104) um excerto do livro João dos Santos - saúde mental e educação (trabalho excelente de Maria Eugénia Carvalho e Branco da editora Coisas de Ler)
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Workshop – Selecção do livro infantil adequado às diferentes etapas do desenvolvimento
O primeiro workshop a ter inicio, após o período de férias, será organizado pela Geração do Conhecimento:
Ficha de Inscrição solicitar para ins.gc@hotmail.com
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
As palavras têm outra casca

domingo, 25 de setembro de 2011
Frederico na Biblioteca de São Domingos de Rana

sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Doutoramento Psicologia da Educação
O OFL vai dar continuidade ao processo de investigação e análise no âmbito da literatura para a infância. O doutoramento em Ciências da Educação com especialização em Psicologia da Educação trará um amadurecimento a este campo. Partilharei, neste espaço, leituras e encontros entre o desenvolvimento humano, a educação e a literatura infantil. Decidi, içarei as velas e velejarei neste barco, levarei comigo todos os que me foram enchendo de narrativas, gritarei em cada terra à vista com a certeza de trazer mais alguém a bordo e, pedirei permissão para subir à proa de muitos outros imponentes navios que passarão ao meu lado no intuito de amadurecer e dar corpo coeso às linguagens que nesta área vão criando bases vindas de muitos encontros e co-pensamentos.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Pontos de partida
Cheguei.
Gostaria de vos dar a conhecer o que trago em mente para este Outono, gostaria de vos lançar datas e temas que começaram a ganhar terreno no caderno que me acompanhou e que ainda traz cheiros de praia, no entanto, há algo que me prende neste inicio de Setembro..
O meu rebento, com 3 anos, iniciou o Jardim de Infância.
Embora esteja presente, de um modo muito claro e racional, a pertinência deste espaço, a importância da relação entre pares e a relação com novos adultos, embora tenha em mim a segurança mais profunda que o cantinho escolhido é um verdadeiro ninho e que a componente humana prima pela qualidade afectiva e pedagógica, cruzam-se num mar emocional as angustias mais profundas.
Devo dizer, como não podia deixar de ser, que a literatura para a infância tem permitido identificações constantes, tem sido uma ponte, um organizador interno .. Partilho 3 livros* que fizeram parte do amadurecimento em relação a esta etapa; no entanto, não descobri na subtileza da narrativa, no carácter simbólico da escrita e da ilustração, algo que traduzisse esta angústia de abandono que assalta ambas as partes, se descobrir entretanto “o livro” anexarei a este post.
Estou certa que as amizades, as descobertas, trarão novos voos e o bater de asas ouvir-se-á ao longe.. até lá respiro fundo e aninho o livro infantil à pele emocional que envolve a relação.
* "O bolinha vai à escola". Eric Hill, editora presença. 2010
"O jardim-de-infância". Doris Rübel, colecção despertar nº 9. 2009
"A escola do bosque" in "Histórias para ler e sonhar". Pedro Strecht e Bárbara Pacheco (il), Editora Assírio Alvim, colecção Assirinha. 2005
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Balanço

Aproxima-se a areia quente debaixo dos pés... urge um descanso merecido. Foram meses de conquista de trabalho sério, pensado e dedicado. Muitas etapas cumpridas, muitos desejos por cumprir, algumas promessas alinhavadas à espera de uma agulha e linha em dedos firmes (a seu tempo!).
A sensação é que muito há para ler, para dizer, para partilhar. É assim que pulsam as palavras no meu pensamento pós atelier de conto, pós formação, pós encontro temático, pós comunicação.. pondero e respiro fundo; penso: tem a ver com a avidez de um tema que me apaixona, tem a ver com as experiências que borbulham nos meus registos internos e que quero muito partilhar. Confesso que há momentos, nestes encontros (com crianças e adultos), que ouço o despontar de folhas de projectos num caule de ideias ávidas, sedentas de agrupar seres com apetites semelhantes. Apraz-me o co-pensamento, o trabalho de um grupo cuja sintonia é afectivamente recebida na literatura para a infância ( literatura direccionada para infância mas que também devolve a criança ao adulto para que pense com ele), um bem-haja aqueles com quem tive oportunidade de o fazer.
Julho é um mês de amadurecimento e de reorganização. O OFL vem com areia debaixo dos pés e com muitas conchas no regaço. Até breve. :)
terça-feira, 10 de maio de 2011
Formação: Os contos e os medos na Biblioteca do Entroncamento
E-mail: biblioteca@cm-entroncamento.pt
quinta-feira, 24 de março de 2011
Literatura Infantil - dinâmicas para contar, criar contos e mediar grupos.
quinta-feira, 17 de março de 2011
Formação: Selecção do livro infantil adequado às diferentes etapas do desenvolvimento
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Formação: Os contos, os lobos e os medos organizadores da infância

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Formação: Contos e desenvolvimento infantil - Projectos de intervenção
Publico adulto em geral
OBJECTIVOS
- Identificar as potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras do conto para o desenvolvimento psico-afectivo e social;
- Dar a conhecer projectos de intervenção com crianças, pais e educadores, utilizando a literatura infantil como mediador e espaço continente para o desenvolvimento.
CONTEÚDOS
- Dinâmica grupal mediada por um conto que remete para problemáticas do desenvolvimento humano;
- A infância e o desenvolvimento infantil;
- A Literatura infantil;
- Potencialidades do conto para o desenvolvimento psico-afectivo da criança;
- A narração oral e as suas implicações no desenvolvimento emocional;
- O conto na infância como mediador da palavra e do pensamento - apresentação de projectos de intervenção.
METODOLOGIA
- Dinâmicas de grupo com base na narração oral;
- Exposição teórica;
- Apresentação prática de sessões em formato fotográfico e de vídeo;
- Discussão e reflexão em grupo.
DURAÇÃO
6h
FORMADORES:
- Ana Mourato (Mestre em Educação e Leitura, com Pós-graduação em Livro infantil. Psicóloga Educacional, Frequência da formação de especialidade em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Coordenadora e Animadora do Projecto OFL – Ouvir o Falar das Letras - ouvirfalarletras.blogspot.
INSCRIÇÕES: Limitadas a 20 formandos
CONTACTAR: ouvir.pensar@gmail.com
domingo, 6 de fevereiro de 2011
"A dois é melhor" e a sua dinâmica...
A coerência da narrativa, a constância dos personagens, as dinâmicas desenvolvimentais criadas neste curtos enredos, a mediação criada entre mim, o livro e o grupo permitem uma envolvência com o conto permitindo emergir significados dos estados emocionais do bebé, fluindo ali uma troca serena, uma disponibilidade para sentir e acolher o que me chega do bebé, atribuindo-lhe um significado. A minha função enquanto mediadora aninha-se no conto infantil e balouça ali mesmo em estado de rêverie, amadurecendo no interior destes bebés um aparelho para conter as emoções Sinto que funciona como um continente para as angústias e emoções da criança, ajudando-a a estruturar o seu próprio processo de identificação, maturando a capacidade de pensar os pensamentos.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
"Onda" na Biblioteca da Chamusca
O Ouvir o Falar das Letras esteve na Biblioteca da Chamusca através da itinerâncias da DGLB com o livro de Susy Lee - "Onda". Na sequência deste encontro recebeu um presente fabuloso... uma mágica composição de fotografias que registam o mergulho no conto, o abraço que flutua neste cruzar de afectos entre o corpo do livro, a minha pele interna e a emotividade da recepção de quem ouve. Este envelope de afectos que o conto também simboliza permite a partilha segura, o espaço para estar e para pensar.
Obrigada à Biblioteca da Chamusca, nomeadamente à Ana e à Dora por terem parado o tempo mesmo que por um bocadinho.
Partilho convosco a dinâmica do OFL no conto: Onda
Aqui
sábado, 22 de janeiro de 2011
Contos e desenvolvimento Infantil
FORMADORA:
FORMADORA:
já têm datas e local
(Associação de protecção à Infância da Ajuda)
(Vivenda rosa com azulejos azuis, em frente ao Palácio da Ajuda)
1. O conto como mediador do desenvolvimento infantil
- projectos de intervenção
- 26 Fevereiro - 6h
(sábado - 6h/ 9h às 16h)
2. Os contos, os lobos e os medos organizadores da infância
- 15 e 16 de Março - 6h
(terça - 3h/ 16h às 19h e quarta - 3h/16h às 19h)
3. Selecção do livro infantil adequado às diferentes etapas do desenvolvimento
- 30 e 31 de Março - 6h
(quarta - 3h/ 16h às 19h e quinta - 3h/16h às 19h)
Workshop. Literatura Infantil
- dinâmicas para contar, criar contos e mediar grupos.
- 4 a 9 de Abril - 18h
(segunda a sexta - 3h/ 16h às 19h ou 4h/16h às 20h)
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Pinguim

Fechamos os olhos e comunicamos, estamos em silêncio e as palavras fluem, abraçamos calados com o corpo a falar, zangamo-nos amando, gritamos para fora porque silenciamos por dentro. Precisamos do espaço para sentir o que queremos dizer e do tempo para quando apetecer. Somos linguagens internas e externas e temos sede da relação para nos construirmos enquanto SER COMUNICANTE.
Pinguim é sem dúvida um livro que diz "tudo!"
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Formações e workshop sobre literatura infantil e desenvolvimento humano

Clique sobre a imagem para visualizar com mais clareza.
As entidades/pessoas interessadas deverão solicitar o envio do pdf com informação detalhada das acções para o email: ouvir.pensar@gmail.com
Neste mesmo blog será divulgado o local onde decorrerão algumas destas acções e como proceder à respectiva inscrição.
domingo, 2 de janeiro de 2011
OFL no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento


O projecto Ouvir o Falar das Letras terá uma comunicação no I Congresso de Psicologia do Desenvolvimento a decorrer no ISPA entre os dias 2 e 5 de Fevereiro de 2011. A intervenção será dia 4 de Fevereiro - Mesa de comunicação "SER CRIANÇA", das 9h30 às 11h, sala 305.
Este projecto abraça o desenvolvimento infantil e todas as problemáticas a ele adjacentes. Como tal, pretende-se apresentar a dinâmica do OFL, o encontro que faz com o pensamento e com o diálogo emocional, utilizando a literatura infantil como meio para suavizar a caminhada interna que o desenvolvimento do ser humano implica.
Consulte programa aqui.