O projecto "Ouvir o Falar das Letras" bem como toda a sua dinâmica e amadurecimento vai ser partilhado num 1º Curso Avançado intitulado: "O CONTO COMO MEDIADOR DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL" a decorrer no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) com inicio em Março de 2010. A Drª Teresa Sá* será, em coordenação comigo, formadora nesta acção.
OBJECTIVOS
- Identificar as potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras do conto para o desenvolvimento psico-afectivo e social;
- Aprofundar os contributos das Teorias Psicológicas, Psicologia do Desenvolvimento, Psicanálise e Psicologia de Grupo como fundamentação para o uso do conto no trabalho com grupos;
- Dar a conhecer e ajudar a construir quadros, metodologias e materiais para a intervenção terapêutica/pedagógica com grupos, utilizando o conto como mediador;
- Dar a conhecer um projecto de intervenção com crianças, pais e educadores, utilizando o conto infantil como mediador e espaço continente para o desenvolvimento emocional: Ouvir o Falar das Letras;
- Elaborar e implementar uma intervenção com grupos utilizando o conto como mediador.
- Identificar as potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras do conto para o desenvolvimento psico-afectivo e social;
- Aprofundar os contributos das Teorias Psicológicas, Psicologia do Desenvolvimento, Psicanálise e Psicologia de Grupo como fundamentação para o uso do conto no trabalho com grupos;
- Dar a conhecer e ajudar a construir quadros, metodologias e materiais para a intervenção terapêutica/pedagógica com grupos, utilizando o conto como mediador;
- Dar a conhecer um projecto de intervenção com crianças, pais e educadores, utilizando o conto infantil como mediador e espaço continente para o desenvolvimento emocional: Ouvir o Falar das Letras;
- Elaborar e implementar uma intervenção com grupos utilizando o conto como mediador.
CONTEÚDOS
1º momento
- O potencial generativo do conto para o desenvolvimento. Conto infantil e
Desenvolvimento psico-afectivo da criança (4h);
- Utilização terapêutica do conto e do conto infantil (4h);
- Idades do homem/crescimento humano: angustias, tarefas e desafios (3h);
- Grupos de palavra e co-pensamento: quadro e condições de funcionamento (3h);
- Selecção e análise de contos (3+3);
- Apresentação detalhada do enquadramento teórico, metodologias e materiais do
projecto Ouvir o Falar das Letras (3+3+3);
2ºmomento
- Construção e implementação de projectos de intervenção com grupos, utilizando o
Conto como mediador (3 +3+3+3);
3º momento
- Apresentação, discussão e co-reflexão dos projectos implementados (3+3+3).
1º momento
- O potencial generativo do conto para o desenvolvimento. Conto infantil e
Desenvolvimento psico-afectivo da criança (4h);
- Utilização terapêutica do conto e do conto infantil (4h);
- Idades do homem/crescimento humano: angustias, tarefas e desafios (3h);
- Grupos de palavra e co-pensamento: quadro e condições de funcionamento (3h);
- Selecção e análise de contos (3+3);
- Apresentação detalhada do enquadramento teórico, metodologias e materiais do
projecto Ouvir o Falar das Letras (3+3+3);
2ºmomento
- Construção e implementação de projectos de intervenção com grupos, utilizando o
Conto como mediador (3 +3+3+3);
3º momento
- Apresentação, discussão e co-reflexão dos projectos implementados (3+3+3).
Alunos finalistas de Psicologia, Psicólogos; Psicoterapeutas (com uma análise ou psicoterapia terminada ou em curso)
Mais informações clique aqui.
*Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica do Desenvolvimento, Docente na Escola Superior de Educação de Santarém e animadora de grupos Balint/Psicanálise e Educação
3 comentários:
Um curso bastante interessante, que poderia ser alargado a outro tipo de destinatários interessados nesta area do conto (professores e educadores).
não sou psicóloga mas mesmo assim vou tentar inscrever-me! obrigado
abraços
ana
PARABENS...mais um grande desafio para a tua carreira profissional...
Vais de "vento em popa" e estou muito orgulhosa de ti :)
Vou divulgar, pois sei que vai ser um êxito!!
Beijo grande e muita LUZ
Isa
Postar um comentário