O “Ouvir o Falar das Letras” é um projecto que abraça, através do conto, os conflitos desenvolvimentais integrados no processo de crescimento emocional do humano. Os diálogos internos que estes encontros com as histórias permitem são facilitados, moderados e tornados contentores pelo psicólogo que os desenvolve.
Ao psicólogo/narrador/mediador cabe o papel de facilitar e integrar este momento bem como a passagem à expressão oral e eventualmente escrita do que foi abordado. O OFL é assim um tempo facilitador do pensamento e da livre abordagem de emoções por parte das crianças e profissionais de educação, emoções que nem sempre são fáceis de verbalizar e de conter sem haver um espaço interno de reflexão e elaboração que o permita fazer.
Quando se pensa no OFL como atelier para ser mediado por psicólogos e psicoterapeutas é porque se pensa neste projecto como um todo, onde as estratégias de animação de conto e as técnicas narrativas estão embutidas na metodologia usada com carácter reflexivo, na contextualização teórica e compreensiva do desenvolvimento infantil, bem como no que faz mais sentido explorar em cada período do desenvolvimento.
É através deste conhecimento integrado que se pensam e adequam os ateliers e que se respeita os tempos e comentários das crianças e dos adultos. Fundamentado nos conhecimentos da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento, o animador propõe-se conter e desenvolver alguns dos conteúdos abordados pelos grupos com que trabalha. Só o conhecimento dos processos transferenciais, contra-transferenciais e projectivos que surgem nestes encontros (através dos livros seleccionados e respectivas dinâmicas expressivas criadas) se poderá encontrar a compreensibilidade necessária para acompanhar e devolver as problemáticas emergentes nos grupos, adequando as intervenções e a programação dos conteúdos dos ateliers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário