Ilustração: Claude Boujon
Esta dinâmica de acompanhamento e supervisão tem a seguinte metodologia (englobando 3 momentos):
1) Momento Formativo.
Os conteúdos da formação poderão ser previamente selecionados pelos
técnicos no intuito de se aproximar ao máximo das expectativas e interesses da
equipa. Os temas propostos são os seguintes:
Tema transversal
(adjacente a qualquer módulo selecionado): Os livros no universo infantil –
importância dos livros e dos contos no desenvolvimento da criança.
- Critérios de seleção de
livros consoante as características/problemáticas desenvolvimentais e os processos de
aprendizagem emergentes. Diferentes tipos de livro para a infância –
importância do corpo de um livro como um todo (grafismo, ilustração, narrativa e suporte). Contacto prático com diversos suportes de livro infantil
- Adulto enquanto mediador
da palavra e da leitura interna – comunicação verbal e não verbal; técnicas de
expressão e vocalização. Metodologias de abordagem de um livro para a infância
junto do bebé (elaboração de recursos para dinamizar contos -uso da música e
elementos que dêem vida à história).
c - (Des)construção e
construção de contos (contos sem livro) – Metodologias de abordagem de um conto
junto do bebé - avental de contos, flanelógrafo, mala de contos, contos de
colo, sombras de cor
NOTA:
Mediante a selecção dos conteúdos programáticos da equipa pedagógica assim se
enviará uma estrutura detalhada do programa formativo e do respectivo numero de horas.
2) Momento
de apoio técnico à equipa – A equipa receberá apoio na estrutura do projeto
de literacia na primeira infância nomeadamente no que respeita:
1) Estrutura e organização do projeto
2) Construção de materiais de
apoio
3) Propostas de sensibilização do público envolvente
4) Divulgação
5) Avaliação do projeto
3) Momento
de Prática Situada /follow up– A equipa que participa na formação
dará inicio ao projeto e registará momentos de intervenção no contexto prático os quais serão enriquecidos com um suporte vídeo ou fotográfico. A
dinâmica de prática situada é cada vez mais uma intervenção direccionada para o
técnico e para a realidade que o envolve permitindo necessariamente um
envolvimento com a comunidade de profissionais que desenvolverão uma troca e
parceria muito enriquecedora neste contexto específico. Nestes encontros serão discutidas as metodologias de
intervenção e propostas de enriquecimento alternativo. A partir deste momento
poderão ser criadas práticas pedagógicas e ramificações do projecto de intervenção. Estes encontros poderão ser realizados com outros grupos de trabalho em supervisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário