quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Rainha das Cores




É muito interessante o poder de três cores (azul, vermelho e amarelo) no livro da Rainha das Cores de Jutta Bauer. Torna-se inquestionávelmente rica a dança do conteúdo narrativo com o simbologia emocional das cores e das emoções. Ser-se rainha das cores é um abuso de poder, é assumir um cargo de risco pois se as cores se soltam de uma forma descontrolada a coisa fica cinzenta... Senti-me tentada a fazer a ponte com António Damásio* e com os três tipos de emoções que fala: as de fundo, que são mais vagas, como o entusiasmo ou o desencorajamento, as primárias, que são mais pontuais, como a tristeza, o medo, a raiva ou a alegria, e as sociais, que são um resultado sócio-cultural, como a compaixão, a vergonha ou o orgulho. Surgiu-me entretanto uma questão: E se juntássemos o António Damásio e a Rainha das Cores? Certamente haveria muito para pensar e descobrir.

*Médico neurologista e investigador português, promoveu a criação de uma importante unidade de investigação para o conhecimento da actividade cerebral e suas relações com a memória, linguagem, emoções e os mecanismos de decisão. Trata-se de um dos principais laboratórios de neurociências cognitivas - relação cérebro-mente - do mundo científico.

Livro: Bauer J. (2002) "A rainha das cores". Cobra Laranja

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Ana Mourato.

Chamo-me Marta Furtado e estou a colaborar com uma nova editora, aliás uma nova forma de editar, a Bubok, que depois de um sucesso enorme em Espanha está também disponível para os autores portugueses em www.bubok.pt. Romances, fotografias, receitas de culinária, monografias, diários de viagem, conselhos, catálogos, etc, tudo pode ser publicado na Bubok.O sucesso da Bubok em Espanha é muito fácil de explicar, todos podem publicar gratuitamente e a margem para o autor é de 80%!

Não preciso de dizer mais, pois não?

Se gostou da Bubok.Pt e pretende ajudar-nos a divulgar este projecto a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, pedimos-lhe que inclua um link para o nosso blog na sua lista de links: http://www.bubok.pt/blog/

Visite a Bubok Portugal e, se tiver alguma dúvida, escreva-me para: marta.furtado@bubok.com.