sábado, 18 de abril de 2009

Ouvir o Falar das Letras com adultos


O Ouvir o Falar das Letras com adultos remete para uma reflexão e encontro que se traduz num reforço de relações e de estima pessoal muito relevante bem como, numa troca significativa de anseios , angustias e até mesmo descobertas e aprendizagens com sucesso. Poder colher frutos da árvore que somos e poder partilhar com os outros o sabor do que fizemos crescer é algo muito salutar e muito sublinhado nestes momentos. Os autores que se seguem nomearam alguns dos pontos que considero estarem presentes neste trabalho.


Waples, Berelson e Bradshow (in Pérez-Rioja, J. 1986) * formularam 5 hipóteses básicas sobre os efeitos da leitura o que parece aproximar-se das dinâmicas que são desenvolvidas junto dos adultos: 1º o efeito instrumental através do qual se conhece melhor um problema prático e se adquire formas e meios para resolvê-lo; 2º Efeito de prestigio através do qual se mitiga um complexo de inferioridade ao ler algo que se opõe ou que realça a nossa própria opinião; 3º Efeito de consolidação através do qual se reforça uma atitude ou adopta outra distinta perante temas discutidos; 4º Efeito estético através do qual se obtém uma experiência estética ou artística através da leitura de uma obra literária; 5º Efeito de alívio através do qual se mitiga as tensões interiores ao ler algo com prazer, agradável ou relaxante.

*Piérez-Rioja, J. (1986). Panorámica historica y actualidade de la lectura. Biblioteca del livro. Fundacion German Sanchez Ruiperez. Madrid

Um comentário:

Margarida Tomaz disse...

O teu blog mostra que de facto nunhum esforço em prol da leitura é em vão. Parabéns! Gostei muito do excerto do Rojas. Desconhecia.

Beijinhos