quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

OFL com as Educadoras


Este mês o encontro foi realizado com o livro postado em baixo, cujo título é:
A incrivel história da menina pássaro e do menino terrivel
Eis um excerto das trocas férteis e ricas que se fazem nestes ateliers:
(...)
- O que está por trás do terrível... podemos pensar sobre isso, muitos são meninos tristes e tentam compensar essa tristeza.
- Aqui também se fala do hábito, do rótulo. Ou seja, depois de ouvir que era terrivel o menino fica mesmo terrivel, o peso do rótulo que ao fim ao cabo está presente na vida.
(...)
- Este livro fala também de aprender a amar. Esta criança esteve atenta aos sinais para depois amar. Nós (educadoras) também fazemos isso quando estamos predispostas a ouvi-los.
- É engraçado que para além do menino sentir a necessidade de procurar os tais sinais, também sentiu a necessidade de se identificar com a menina pássaro, tenta falar uma mesma linguagem.
(...)
- Também é importante colocarmo-nos do lado desta mãe, se calhar também nunca foi amada, logo como é que pode amar?
(...)
- Nós podemos ser referências positivas na vida das crianças, também não somos super mulheres... mas o facto de reflectirmos faz com que reformulemos.
(...)
Estes ateliers são um momento de encontros internos, de relação individual e grupal, de trocas, de contenção de ansiedades, de partilha de afectos.
Como mediadora destes encontros também me sinto permeável às emoções que são ali trabalhadas, sinto a importância do espaço para si próprias enquanto educadoras, enquanto mulheres, enquanto pessoas.
Obrigado Ana, Anabela, Cristina e Maria João (Educadoras da APIA*)por partilharem comigo este momento.
*Este atelier é desenvolvido mensalmente na Associação de Protecção da Infância da Ajuda (APIA) bem como na Creche Popular de Moscavide



Nenhum comentário: